Skip to content

Postado em Quinta-feira, 16 Junho 2011

Sexo durante o período menstrual

Sexo Homem e Mulher

Sexo Homem e Mulher

Muito se questiona sobre o fato de manter relações sexuais durante a menstruação, se pode ou não, se faz algum mal, se engravida, entre tantas outras que rondam a cabeça de muitas mulheres, por um lado as dúvidas são bem vindas uma vez que motivam a grande maioria a buscar informações, tanto virtualmente quanto nos consultórios ginecológicos e com isso se ganha mais conhecimento em relação aos cuidados referentes à saúde feminina e por consequência mais qualidade de vida.

A menstruação em si, embora seja um período corriqueiro na vida da mulher, ainda é o responsável por gerar inúmeras dúvidas, principalmente no que se refere às atividades sexuais, primeiro é preciso entender que não há nada de anormal nessa fase, portanto não há nada que atrapalhe ou até mesmo prejudique o ato sexual, pois o sangue menstrual não é contaminado por nada, por isso não causa nenhum tipo de infecção seja no homem ou na mulher.

O que normalmente ocorre durante esse período é uma indisposição feminina, ou seja, as mulheres ficam mais sensíveis, alguns se sentem mais inchadas e com dores e por isso muitas evitam o sexo nesse período, outra questão é puramente pessoal, pois muitas mulheres assim como muitos homens sentem-se incomodados com o sangramento, optando por intervalos durante esse período.

Para aquelas que não veem inconveniente algum é preciso apenas atenção quanto às doenças sexualmente transmissíveis, pois nesse período as mulheres estão mais suscetíveis ao contágio, visto que o Ph da vagina que normalmente é ácido durante a menstruação se torna mais alcalino, além disso, o tampão que impede a subida de germes e bactérias com a menstruação é desfeito, facilitando assim possíveis infecções, causando doenças inflamatórias, por isso os especialistas recomendam o uso de preservativos durante a relação sexual, pois as infecções contraídas durante o período menstrual tendem a se tornar mais sérias do que em qualquer outro período. Outro cuidado que podemos e devemos manter durante o período menstrual não só como prevenção, mas também em relação à higiene intimam é lavando a região com mais frequência e trocando o absorvente constantemente.

Quanto a uma possível gravidez nesse período, a probabilidade é quase nula uma vez que durante o ciclo menstrual a mulher não ovula, além disso, a menstruação é justamente a descamação do endométrio, tecido que recobre a parede interna do útero, ou seja, se houve essa descamação é justamente porque não houve uma fecundação. Embora as chances de gravidez durante o ciclo menstrual sejam bastante improváveis, obviamente já aconteceram casos, principalmente em mulheres com ciclos desregulados ou muito curtos, pois nesses casos é difícil prever a ovulação, podendo ocorrer inclusive duas ovulações no mesmo mês. Porém no geral, os especialistas consideram infértil o período de três a quatro dias antes e após a menstruação, até porque o útero não dispõe de condições para receber e implantar um embrião, visto que se encontra descamando. Alguns especialistas ainda arriscam afirmar que o sangue menstrual, para os espermatozóides é considerado tóxico.

Em suma não há nenhuma contraindicação em ter relações sexuais durante a menstruação, muitos casais inclusive relatam que há um aumento na libido durante essa fase, por isso não se restringem.

Agora, independente de ser um período menstrual ou não, o preservativo deve sempre fazer parte das relações sexuais, pois este continua sendo ainda a melhor opção quando o assunto é prevenção.

Comentários

O que você acha deste artigo? Comente e compartilhe com seus amigos

No momento, sem comentários neste artigo

Faça seu comentário

Preencha os campos abaixo e envie.

Web Statistics